Workshop Energia Solar Fotovoltaica – Tecnologia e suas Aplicações

Aconteceu na última sexta feira, 29 de setembro, mais um evento da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos, o Workshop – Energia Solar Fotovoltaica: Tecnologia e suas Aplicações. Evento realizado em parceria com a MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). Durante o período das 13:30h às 21h, diversas palestras puderam ser assistidas pelos participantes, entre eles, engenheiros, técnicos, empresários e público em geral; e em paralelo ocorreu uma exposição de equipamentos e aparelhos voltados à geração de energia fotovoltaica, além da network entre todos os presentes. O objetivo deste workshop foi de promover a discussão sobre a aplicação das tecnologias da energia solar fotovoltaica com temas e demonstração prática de produtos a ela relacionados, tecnologia e suas aplicações. Cada palestrante abordou temas pautados em normas ABNT NBRs em vigor e a atualização em relação ao mercado conforme ANEEL, ONS e EPE.

Abertura:

Na abertura do evento tivemos a participação do Diretor Vice-presidente da AEAAV, Eng. Helio Bortoletto Junior fazendo a apresentação da entidade e em seguida a colaboradora da MÚTUA-SP, Hosana Moleiro, falando um pouco sobre a parceria com a entidade e sobre os benefícios aos profissionais associados a Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.


Após a apresentação sobre a MÚTUA, os palestrantes presentes puderam oferecer um painel completo sobre o setor de energia fotovoltaica no Brasil, falando de temas como inversores, otimizadores, módulos fotovoltaicos, estruturas de sustentação para usinas, normas ABNT e estrangeiras em vigor e assuntos da atualidade com relação ao mercado, entre eles destacamos:

Palestras:

  • Mauricio Ritter, gerente de produtos, especialista em energia solar, MLPE, Smart Energy, falou sobre: Otimizador de potência e inversor simplificado (tecnologia e suas aplicações, potência do otimizador e sua aplicação e aplicação do inversor simplificado).


  • William Cambuhi de Oliveira, Engenheiro de Controle e Automação e pós-graduado em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas de Potência pelo UNISAL, fundador da Célula Energia, Professor do curso de pós-graduação de Engenharia Eletrotécnica e Sistema de Potência e Energias Renováveis do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). William é especializado em geração distribuída com ênfase em energia solar fotovoltaica. Como palestrante, participa anualmente dos mais importantes congressos do setor de energia solar do Brasil, além de marcar presença em atividades do setor realizadas em diferentes países da América Latina. Possui mais de 12 anos de experiência com projetos elétricos em distribuição. Também participa da reunião da ABNT/CB-003/CE 003 082 001 “Sistemas de conversão fotovoltaica de energia solar”. William falou sobre o processo de fabricação do módulo fotovoltaico (a função da máquina de solda, a funcionalidade e aplicação da Eletroluminescência (EL), temperaturas ideais e pressão da laminação em um módulo FV, silicone e o tempo da cura do módulo FV, test Flash e curva I-V do módulo FV).


  • Ana Carolina Trentini, Engenheira Eletricista de pré-vendas na Solis no Brasil, possui graduação em Engenharia Elétrica pela UNESP, MBA em gestão de projetos na USP em andamento. Mais de 5 anos atuando na área de energia solar fotovoltaica. Ana falou sobre Inversor de String (tecnologia e suas aplicações).


  • Gabriel Reversi, Engenheiro Eletricista, Técnico em Eletrônica, gestor de conteúdos técnicos e comerciais. Palestrante, Instrutor e um dos porta-vozes nomeados para representar a Ecori no Brasil. Gabriel fez sua apresentação sobre Tecnologia MLPE (tecnologia e suas aplicações, microinversor, otimizador de potência e inversor simplificado).


  • Larissa Cielo de Mesquita, graduada em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário UniMetrocamp - Wyden, além disso é formada Técnica em Telecomunicações pelo Cotuca (UNICAMP). Possui experiência em diversas áreas do ramo de tecnologia e energia. Atualmente, trabalha como Gerente de Contas na Amphenol desenvolvendo novos negócios para o mercado fotovoltaico. Larissa em conjunto com o Eng. William Cambuhi de Oliveira, falou sobre cabos para sistema fotovoltaicos conforme ABNT NBR 16612 (cabos para sistemas fotovoltaicos, certificados e composição química).


  • Sorteio de brindes: durante as apresentações ocorreram sorteio de brindes dos fornecedores presentes


  • Marcelo Ximenez Pereira, Engenheiro Mecânico, Perito Judicial, Empreendedor XM Engenharia, Coordenador e Reponsável Técnico do Setor de Engenharia SSM Solar do Brasil. Possui experiência sólida e diversificada em projetos, pericia judicial/extrajudicial e análises estruturais. Especializado em Estruturas Metálicas e apaixonado por soluções inovadoras para desafios mecânicos. Cursando MBA Gestão de Projetos pela Universidade Paranaense. Marcelo falou sobre estruturas para fixação dos módulos fotovoltaicos (estrutura e suas aplicações, carport, estrutura para solo, estrutura para telhado).


  • Antônio Donizete de Brito, Gerente da américa latina da OSDA Solar, fabricante de módulos fotoltaicos. Fez sua apresentação sobre mercado, qualidade de módulos e O&M em módulos fotovoltaicos.


  • Exposição e Network:Em paralelo as palestras, ocorreu uma exposição de equipamentos e materiais relacionados a geração de energia fotovoltaica e network entre os participantes e fornecedores.


A AEAAV agradece imensamente a todos que puderam comparecer e participar do Workshop, fazendo do evento um sucesso tanto de participações como de conteúdo disponibilizado, em especial à MUTUA (Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA), que viabilizou o evento em parceria com a entidade e a todos os fornecedores presentes, apoiando através da disponibilização dos palestrantes e das exposições (Ecori Energia Solar, Solis, SSM Solar do Brasil, SolarEdge Technologies, ABS Brasil, OSDA SOLAR, Clamper Indústria e Comércio S/A e Célula Energia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *