Por Hélio Bortoletto Júnior e

Maria Amélia Devitte Ferreira D´Azevedo Leite

 

“Os homens de outrora eram grandes e belos (agora são crianças e anões), mas esse fato é apenas um dos muitos que testemunham a desventura de um mundo que vai envelhecendo. A juventude não quer aprender mais nada, a ciência está em decadência, o mundo inteiro caminha de cabeça para baixo, cegos conduzem outros cegos e os fazem precipitar-se nos abismos, os pássaros se lançam antes de alçar voo, o asno toca lira, os bois dançam. […] Tudo está desviado do próprio caminho. Sejam dadas graças a Deus por eu naqueles tempos ter adquirido de meu mestre a vontade de aprender e o sentido do caminho reto, que se conserva mesmo quando o atalho é tortuoso.

(Reflexão do monge medieval Adso de Melk, personagem da obra “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco)

Rosa Helena Manali (21/12/1959 – 17/11/2018), nascida em Valinhos, graduou-se em Engenharia Civil (1986) pela Universidade São Francisco – USF e em Tecnologia de Alimentos (1978) pelo Colégio Técnico da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Integrante do grupo de membros fundadores da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos – AEAAV, foi Presidente da entidade nas gestões 1989/1991, 1991/1993 e 1997/1999, mantendo-se atuante em todas as atividades para as quais foi solicitada. Atualmente, desempenhava o cargo de Conselheira. Tornou-se uma das lideranças de destaque no Sistema Confea/Crea, em especial por sua ação entusiasta em prol da implantação da Inspetoria Regional do CREA-SP em Valinhos, com um trabalho voltado para a valorização dos profissionais das áreas das Engenharias, da Arquitetura e do Urbanismo, e da Agronomia.

Desenvolveu sua carreira profissional principalmente em Valinhos e nos municípios da região de Campinas, com ênfase na área de habitação de interesse social. Nesta direção, trabalhou intensamente para a viabilização de associações de moradores de baixa renda, prestando assessoria técnica de grande qualidade. Atuou como servidora pública na Prefeitura Municipal de Valinhos, ocupando os cargos de Diretora Administrativa (1989-1994), Orçamento de Obras Públicas (2010), Diretora de Departamento Gerenciamento Técnico e Projetos (2013-2016). Respondeu, na última década, pela Direção Técnica da construção de conjuntos residenciais empreendida pela Cooperativa Habitacional Nova Aliança de Vinhedo, com sede em Vinhedo, em diversos municípios, atualmente ocupando a Presidência da Diretoria. Destaca-se, nesta atividade, sua sistemática de registro e comunicação do andamento das obras em seguimento ao cronograma previsto, por meio das redes sociais, socializando um conhecimento técnico geralmente restrito ao ambiente profissional.

Rosa Helena é filha de Terezinha Manali e Mario Manali; irmã de Claudio, Mariluce e Cleonice; e mãe de Camila e Gabriela. O acompanhamento carinhoso que tem recebido na celebração de sua partida precoce revela o extenso círculo de relações afetivas que construiu em sua vida terrena, no qual se inclui a comunidade profissional da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos.

Profissional comprometida, colega generosa e pessoa humana sempre em busca do melhor para todos, Rosa Helena Manali viverá na perene memória de ter sido alguém que não duvidou, mesmo quando muitos ao redor hesitaram, e para além da moral, do real significado da palavra ética.

Que sua presença assim esteja, exemplar, no cotidiano de cada um de nós e da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos – AEAAV, que amorosamente ajudou a construir e consolidar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *