Continua ganhando corpo o projeto da instituição do museu da memória do Crea-SP, proposto pela Comissão de Relações Públicas-CRP.

No último dia 9, o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, recebeu em seu gabinete na Sede Faria Lima, o Eng. Quim. José Eduardo Wanderley de Albuquerque Cavalcanti que, acompanhado pelo Superintendente de Colegiados, Eng. Gumercindo Ferreira da Silva, realizou a doação de duas peças de seu acervo particular.

 

 

Na ocasião, o engenheiro Wanderley apresentou um exemplar original do relatório de trabalhos realizados no ano de 1936 pelo então Crea da 6ª Região, quando o Regional de São Paulo atuava junto ao do Mato Grosso, e um diploma comemorativo do 50º ano de sua instalação outorgado a seu pai, o também profissional da área tecnológica Walfredo Rebello de Albuquerque Cavalcanti, em maio de 1984.

Representante do Instituto de Engenharia no Plenário do Crea-SP, o engenheiro Wanderley integrou, durante o ano de 2019, o GT Atuação da Fiscalização nas Atividades de Saneamento Básico, o GTT Infraestrutura Sanitária e Recursos Hídricos, e as Comissões Permanentes de Legislação e Normas e de Meio Ambiente.

O presidente Vinicius agradeceu a iniciativa e, enquanto a ideia do museu não estiver concretizada, sugeriu que a Supcol fique responsável pela guarda desse material.

Exposição dos 85 anos

No dia 5, a CRP promoveu, no Espaço Técnico-Cultural do Conselho na Sede Angélica, uma exposição que celebrou a memória do Crea-SP em atenção às suas mais de oito décadas de atuação. Compõem a Comissão os engenheiros Auro Doyle Sampaio (coordenador), Marcelo Alexandre Prado (adjunto), Dalton Edson Messa, Salmen Saleme Gidrão e Valdemar Antônio Demétrio.

A exposição marcou o lançamento do projeto do museu da memória e a ideia já nasceu com uma possibilidade concreta de doação: o Eng. Agr. Demétrio apresentou um estojo com inúmeras peças (compassos, réguas, instrumento de navegação, apontador, mata-borrão, etc) de sua época de estudante de Engenharia.

Também fizeram parte da exposição peças como livros e fichas de registro, publicações (boletins, revistas, manuais e relatórios anuais) e fotografias.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *