Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.

A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades é mais um passo dado pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico. A Conferência inicia-se pelas etapas Municipais, Estaduais/Distrital e termina na etapa Nacional, prevista para novembro deste ano.

Em Valinhos, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano – CMDU deliberou em reunião do dia 10 de maio pela realização da etapa municipal no dia 15 de junho, das 8 às 18h nas dependências da Faculdade Anhanguera de Valinhos, que já sediou a Conferência Municipal de Habitação, e no dia 16 de maio a Prefeita Lucimara publicou o Decreto 12.108, convocando a 4ª Conferência Municipal das Cidades.

O tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social” será tratado em cinco eixos de discussão pelos grupos de trabalho: 1) Urbanismo e Habitação; 2) Infraestrutura e Mobilidade; 3) Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; 4) Cidades Inteligentes e 5) Governança e Participação Social.

A conferência terá palestra da Prof.ª Dr.ª Vanessa Gayego Bello Figueiredo, arquiteta e urbanista, doutora e mestre em planejamento urbano e regional pela FAU/USP e docente da FAU/PUCC e de André Aranha Ribeiro, ex-secretário de Transportes de Campinas e ex-Presidente da EMDEC.

As inscrições estão abertas pelo QRCode ou no link https://forms.gle/SCrU56vzM8c5fh9L9, até o dia 14 de junho e os inscritos poderão optar pelo grupo de trabalho que desejam participar.

A Conferência irá deliberar por resoluções no nível municipal, estadual e federal e escolherá os delegados que representarão o município na etapa estadual, a ser realizada nos dias 5 e 6 de julho em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *