O desejo de descobrir como as coisas funcionam está em nós desde que somos crianças. O ato de desmontar um brinquedo para saber como funciona já é um primeiro passo para o que conhecemos por Engenharia Reversa.

Essa nova temática diz respeito ao processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo através da análise de sua estrutura, operação. Esse é o objeto de estudo em universidades ligadas à área de tecnologia.

Suas origens remetem à Segunda Guerra mundial, quando os japoneses começaram a estudar a tecnologia utilizada nas armas de seus inimigos.

Economicamente falando, essa técnica traz muitos benefícios, pois economiza o investimento da criação de novas tecnologias, aproveitando as falhas anteriores para gerar inovações.

A Engenharia reversa também pode melhorar deficiências de documentação de sistema, assim como auxiliar na modernização de software. Além disso, tal estudo pode ter muitos ganhos acadêmicos, ajudando a compreender questões-chave de projetos anteriores.

Fonte: Blog da Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *