A Construção Civil é um setor bastante tradicional e, muitas vezes, relacionada com técnicas arcaicas de produção. Contudo, muitos investimentos em tecnologia e inovação têm sido atraídos pela área. Uma dessas inovações, que tem recebido muito destaque, é o novo sistema de concreto inflável.

Desenvolvida por pesquisadores da TU Wein University, essa técnica permite a criação de uma estrutura em curva com muito menos recursos do que o sistema convencional.

O concreto não pode suportar flexão uma vez que está endurecido, fazendo com que construções convencionais dependam de estruturas de apoio de madeira para a contenção do concreto durante o processo da cura. Essa técnica funciona muito bem para estruturas verticais, mas, em outros casos, requer muito mais trabalho.

O processo denominado “Formação Pneumática de Concreto Endurecido (PFHC)” foi inventado pelo Dr. Benjamin Kromoser e Prof. Johann Kollegger no Instituto de Engenharia Estrutural. Seu processo é bem simples e eficaz, consistindo na colocação de uma almofada de ar e apoiando-a com um sistema de tendão de pós-tensão, transformando a laje de concreto plana em uma concha de concreto curvo. A construção do protótipo apresentado levou apenas duas horas e atingiu 2,9 metros. Sua forma não era rotacionalmente simétrica, provando que o PFHC pode ser utilizado até para criar estruturas de forma livre.

Fonte: Engenharia E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *