Por apresentar baixa geração de resíduos, poucos consideram as rodovias como causadora de impactos ambientais. Entretanto, com aproximadamente 1,7 milhão de quilômetros no Brasil, o sistema rodoviário apresenta diversos revés nas áreas físicas, químicas e biológicas do ecossistema.

As estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento estão na lista de empreendimentos que requerem elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que tem como objetivo identificar e prever danos ambientais, assim como propor ações de maximização de impactos positivos.

Dentre as alterações no meio biótico, encontram-se, principalmente a supressão da vegetação e a criação de barreiras de deslocamento de animais, assim como afugentamento da fauna. Esse obstáculo impede que o animal atravesse, podendo fragmentar o ambiente e gerar um isolamento reprodutivo das espécies.

Já no fator físico, as rodovias podem provocar alteração na superfície geomórfica, assim como erosões, assoreamentos e inundações. Além disso, o solo também pode ser contaminado pelos combustíveis e lubrificantes de máquinas e veículos.

Para minimizar os impactos negativos, é necessário que a equipe responsável proponha medidas e programas para controle de ruídos, particulados e processos erosivos. Esse processo visa equilibrar o homem e o ambiente, gerando um crescimento sustentável.

Fonte: Blog da Engenharia

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