A necessidade de se pensar os impactos causados no meio ambiente pela ação humana cresce cada vez mais. Diversos materiais produzidos e utilizados diariamente podem demorar centenas de anos para se decompor na natureza, como é o caso do plástico, que pode ser encontrado em canudos, sacolas de supermercado e também como tubos de creme dental. Você sabe quanto tempo leva o tubo para se decompor? 450 anos!

Mas nem tudo está perdido! Sua composição, de 75% plástico e 25% alumínio, o torna flexível e resistente ao fogo, possibilitando que esse material seja reutilizado em diversas formas, como utensílios e móveis.

Pela sua resistência, os tubos de creme dental também têm chamado atenção da construção civil, sendo possível serem criadas telhas ecológicas a partir do material. O resultado possui bom isolamento térmico, além de não possuir resíduos tóxicos.

Os tubos são triturados, lavados e secados em forno, onde são fundidos e misturados a um tipo de resina específico, transformando-os em placas, que posteriormente são utilizadas para fabricação de móveis e telhas. A vantagem da telha é que essa pode ser reaproveitada, caso seja necessário a troca.

Na cidade de São Paulo, existem alguns pontos onde é possível descartar os tubos de creme dental para serem reutilizados, na Avenida Paulista, Oscar Freire, Consolação, Jaçanã e Pinheiros.

Fonte: Blog da Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *