O isopor já é tido como o material de construção de casas do futuro. Cada vez mais populares, moradias construídas com esse material são altamente resistentes a terremotos, possuindo baixo custo, construção rápida e propriedades de isolamento térmico.

A Japan Dome House vendeu casas de isopor durante os últimos 15 anos no Japão, mas foi em 2016 que a demanda por essa infraestrutura leve aumentou. Após a cidade de Kumamoto ter sido atingida por um terremoto de magnitude 7,0, com 49 vítimas e mais de 3.000 feridos, milhares de pessoas foram evacuadas de suas casa, tendo de viver em habitações temporárias.

Em meio a tantos danos, a Zona da Aldeia de Kyushu, complexo de casas da Japan Dome House, continuava intacta. Apesar de a empresa anunciar suas casas anti-terremotos há mais de uma década, apenas o ocorrido pode provar que não era apenas marketing.

As peças de isopor pesam cerca de 80 quilos, e é sua forma, assim como a ausência de postes e feixes, que pode torná-las muito resistentes aos tremores. A espuma de isopor é uma tecnologia própria desenvolvida pela empresa, muito mais forte do que o usado para recipientes de alimentos ou embalagens.

Uma dessas cassa pode ser montada em apenas uma semana por uma equipe de apenas três pessoas. Já que o isopor não apodrece, o modelo é muito durável, além de personalizável, permitindo aos proprietários colocarem seus toques únicos.

Fonte: Engenharia E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *