Grupo de associados em visita técnica as obras do Metro RJ Linha 4 Sul em 06 de março.

Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro ligará as zonas Sul e Oeste da cidade com meio de transporte rápido, seguro e eficiente

A Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão, ligando a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, à Ipanema, na Zona Sul da cidade. Ao todo, o projeto representa a mesma extensão de metrô subterrâneo construída nos últimos 30 anos no Estado.

A Linha 4 vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do estado do Rio de Janeiro e representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado, sendo o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro, seus habitantes e visitantes ganharão com os Jogos Olímpicos.
A nova linha também possibilitará futuras expansões da malha metroviária. A Estação Jardim Oceânico, por exemplo, está sendo construída com 350 metros de túnel a frente, o que permite a expansão em direção ao Recreio, sem impactos na operação da estação. A Estação Gávea foi projetada em dois níveis, para atender as expansões metroviárias em direção ao Centro da cidade e à Estação Uruguai, na Tijuca.

A Linha 4 do Metrô estará à disposição dos passageiros em julho de 2016. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda, deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna, pagando apenas uma tarifa.

A Concessionária Rio Barra é a responsável pela execução das obras da Linha 4 e contratou dois consórcios construtores: o Consórcio Construtor Rio Barra e o Consórcio Linha 4 Sul.

O Consórcio Construtor Rio Barra, formado pelas empresas Queiroz Galvão (líder), Construtora Norberto Odebrecht, Carioca Christiani Nielsen Engenharia, Servix e Cowan é responsável pelas obras no trecho entre a Barra da Tijuca e a Gávea, iniciado em 2010. O Consórcio Linha 4 Sul, composto pela Construtora Norberto Odebrecht (líder), Queiroz Galvão e Carioca Christiani Nielsen Engenharia executa o empreendimento entre Ipanema e Gávea, desde 2012. Ao todo, são gerados aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos.

Andamento das obras
A construção da Linha 4 do Metrô atinge 90% de conclusão. Dos 16 quilômetros de extensão da nova linha, mais de 14 quilômetros de túneis estão escavados e faltam apenas 150 metros para o fim da escavação entre Barra e Ipanema, trecho que estará em funcionamento antes dos Jogos Olímpicos. Também já são mais de 20 quilômetros de trilhos instalados, restando apenas três quilômetros para finalização.

Entre a Barra da Tijuca e a Gávea, o método de escavação de túneis utilizado foi o NATM, de detonações controladas em rocha. Já entre Ipanema e Gávea, está sendo usado o Tunnel Boring Machine (TBM), mais conhecido como ‘Tatuzão’, de forma a minimizar o impacto da construção nos bairros de Ipanema e Leblon, densamente povoados. Ao mesmo tempo em que escava, o ‘Tatuzão’ instala os anéis de concreto (aduelas) que revestem o túnel. A produção das 2.754 aduelas necessárias para a construção de todo o túnel da Zona Sul foi concluída em julho de 2014.

Todas as estações que estarão em funcionamento antes dos Jogos Olímpicos estão 100% escavadas e em fase de acabamento: Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.

Em função da mudança de projeto da Estação Gávea para permitir a ampliação da capacidade de expansão do sistema metroviário, uma decisão tomada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2013, o cronograma desta estação foi alterado e ela será inaugurada posteriormente.
As obras civis da Ponte Estaiada, na Barra da Tijuca, estão concluídas. Em seguida, inicia-se a fase de acabamento, instalação de cabos elétricos e iluminação cenográfica, assinada pelo artista das luzes Peter Gasper. Construída sobre o canal da Barra da Tijuca, a ponte ligará os túneis escavados em rocha à Estação Jardim Oceânico. Este é único trecho onde os trens da Linha 4 poderão ser vistos fora do subterrâneo.
Sistemas
Enquanto avançam as obras de infraestrutura da Linha 4 do Metrô, os sistemas de energia para circulação dos trens estão sendo montados.

Trens
Todos os 15 novos trens adquiridos para operação da Linha 4 do Metrô já circulam com passageiros pelas Linha 1 e 2.

Saiba mais em:

http://www.metrolinha4.com.br

http://www.youtub.com/metrolinha4

http://www.instagram.com/linha4dometrorj

Mezanino

 

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