Nossa História

Em 25 de novembro de 1987, foi fundada a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV). Fruto da união de um grupo de profissionais que desejavam contribuir para o desenvolvimento equilibrado e para a prática profissional de qualidade no município. A partir daí, com muito empenho e a colaboração de outros profissionais que se juntaram ao grupo original, a AEAAV se firmou como entidade de classe, sendo declarada de utilidade pública em 20/04/1993, através da Lei Municipal nº 2.584/93.

Já com número considerável de associados, a AEAAV trouxe para Valinhos uma unidade do então Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo – CREASP em 06/08/1999, facilitando o acesso dos profissionais da área tecnológica aos serviços do CREASP sem a necessidade de se deslocar até Campinas. A AEAAV conseguiu também implantar a Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) do CREASP, com inspetores de Valinhos, e a ganhou também representação no plenário do CREASP com a indicação de um Conselheiro.

Hoje a AEAAV participa ativamente das discussões de interesse dos profissionais da área tecnológica, sendo associada e representada junto à FAEASP (Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo) e à UNABAMM (União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Baixa e Media Mogiana), entidades que englobam 36 municípios de nossa região. A AEAAV tem ainda representação em vários Conselhos no âmbito municipal, tendo já participado de Conselhos em nível estadual e federal. Recentemente, com a criação do Conselho Regional de Arquitetura (CAU) e a consequente saída dos Arquitetos do CREASP, que passou a ser o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, a AEAAV tem trabalhado na aproximação com o novo Conselho e em manter a união de todas as categorias. Este conjunto de ações visa manter o profissional associado sempre em sintonia com seu órgão de classe e com o que está ocorrendo em sua área de atuação.

Em Valinhos, a AEAAV tem estado sempre presente nas discussões de questões importantes para o desenvolvimento do município e bem estar de seus habitantes.

Em 2015 a AEAAV finalmente passa a ocupar a sua nova sede, juntamente com o CREASP, na Casa da Engenharia. Esta nova casa é fruto de muito esforço dos profissionais associados, que, com a colaboração do CREASP, tornou realidade um anseio antigo. Na nova sede o profissional associado tem a sua disposição mais conforto e recursos para a resolução de questões junto ao CREASP, pesquisa e troca de experiência com os colegas. Da mesma forma, a comunidade tem na Casa da Engenharia um espaço onde pode conhecer mais do que são nossas categorias profissionais e como participamos de sua vida. Enfim, a AEAAV aumenta ainda mais seu potencial de participação e representação.